Dicas para negócios

Como fotógrafos, lojistas e estúdios podem atrair clientes com Google Meu Negócio

Como fotógrafos, lojistas e estúdios podem atrair mais clientes com o uso do indispensável e gratuito "Google Meu Negócio"

Aprenda como a ferramenta gratuita do Google pode ajudar o seu negócio fotográfico a ganhar visibilidade aumentando sua presença online e atraindo mais clientes até você

Se você é fotografo, varejista fotográfico ou estúdio fotográfico e não sabe o que é o Google Meu Negócio você esta em uma enrascada! É sério! Você esta com certeza perdendo muitas oportunidades de negócio.
Mas não se preocupe, vamos lhe ajudar a melhorar sua presença digital e explicar como vai fazer mais pessoas entrarem em contato com você e sua empresa.

Nos sites da internet, redes sociais, buscadores e mapas de geolocalização milhares de informações sobre tudo estão disponíveis para qualquer pessoa que esteja procurando por algo.

Só que entre algo “estar disponível” e “estar visível” existe uma grande diferença.
Porque na correira do dia a dia, nós como seres humanos não estamos dispostos a ficar cavocando informações e nos atentamos quase sempre as primeiras informações que recebemos.

E o Google Meu Negócio é a ferramenta que lhe permite unificar uma série de informações relevantes sobre o seu negócio, de forma que quando um consumidor procurar por algo relacionado a você ou ao seu segmento você apareça em destaque.

E aparecer em destaque e com as informações corretas é super importante quando temos muitos concorrentes fazendo algo parecido, muitas vezes com qualidade inferior a nossa e preços baixos. Com as informações em mãos o cliente vai entender que você oferece melhores vantagens e melhores produtos e serviços e vai optar por fazer contato com você

Preciso do Google Meu Negócio se eu já tiver um website?

Sim você precisa de ambos. O Google Meu Negócio complementa o website que você já tem, dando ao negócio uma identidade pública e presença no Google.

De nada vai adiantar você ter um excelente site contando sobre você e seus produtos e serviços se as pessoas não souberem dele ou de onde você esta localizado e de como entrar em contato com você.

As informações fornecidas sobre o seu negócio através do “Google Meu Negócio” aparecem na Pesquisa do Google, no Google Maps e no Google+

Quer um exemplo, pesquise por “distribuidor Fujifilm” no Google e você vai obter:

Resultado da pesquisa Google para o termo "distribuidor fujifilm"
Veja que embora retorne vários sites para a pesquisa do termo “distribuidor Fujifilm” o Google da um destaque de quase metade da tela para a Inter Color, pelo simples fato de nós usarmos o Google Meu Negócio e termos colocado nossas informações de contato.

Perceba que na pesquisa eu não usei em nenhum momento o nome Inter Color e sim distribuidor fujifilm.
Só que no site da Inter Color existe essa informação de que trabalhamos com a marca Fujifilm e por termos o “Google Meu negócio” configurado, o Google nos deu um tremendo destaque. Lembre-se: AS INFORMAÇÕES ESTÃO TODAS CONECTADAS!

Quer ver outro exemplo, procure por “studio newborn são paulo” e você terá como resultado:

Resultado da pesquisa google "estudio newborn são paulo"
Como para essa pesquisa existem vários resultados de empresas que utilizam o Google Meu Negócio, o consumidor vai receber um mapa e várias informações de cada negócio.

Agora se atende ao fato de que numa cidade como São Paulo o Google nos listou de cara apenas 3 resultados e para saber mais o consumidor teria que clicar em mais lugares para ver, ou ficar rolando página abaixo no navegador para descobrir outras oportunidades.

Então se você deseja que novos clientes saibam do seu negócio e entrem em contato você precisa que o Google lhe de destaque. E o Google Meu Negócio faz isso pra você. GRATUITAMENTE!

As pessoas encontram você facilmente.

Você pode definir o horário de funcionamento, exibir informações de contato da sua empresa e muitos outros dados.

Com informações de horário de abertura e fechamento e dias de trabalho do seu negócio, o consumidor saberá logo de cara quando ele conseguirá entrar em contato ou ir até você com a certeza de ser atendido.

Com as informações de contato como números de telefone o cliente pode ligar diretamente para você, ou ainda salvar o telefone para te ligar depois.

Veja um exemplo:

Informações de contato no Google Meu Negócio
Informações de endereço, telefone e horários de funcionamento agregam ainda mais valores ao seu negócio

Os clientes têm as informações certas na palma da mão, o que possibilita o contato com apenas um clique.

E ainda eles podem com um clique obter informações de como chegar até você onde um mapa vai mostrar ao cliente qual a distancia que ele se encontra de você e quais as melhores rotas para chegar até o seu negócio!

Ver rotas pelo Google Meu Negócio - integração com o Google Maps
Ao clicar em “ver rotas” você é direcionado para o Google Maps que mostra como chegar o mais rápido ao seu negócio.

As fotos mostram o que é exclusivo.

Compartilhe o que há de melhor sobre seu negócio.
Ou faça um tour virtual e abra suas portas para os clientes antes de eles chegarem.

google meu negócio - fotos
As fotos vão ajudar seus clientes a perceberem a credibilidade e o profissionalismo do seu negócio. Eles podem inclusive fazer um tour via Google Street View ou foto 360 graus quando as opções estiverem disponíveis.

Seja você fotografo, lojista ou estúdio, uma coisa é certa: Você tem muitas fotos bonitas sobre o seu trabalho.

Então, pegue previamente autorização com os clientes e divulgue os seus melhores trabalhos (ou produtos).

Divulgue também fotos de suas instalações, sets, equipamentos, etc.

Por exemplo, se seu estúdio tem fraldário ou uma sala de espera para crianças e recém nascidos, então mostre ela para que as mamães não tenham receio de levar seus pequenos até seu estúdio.

Se sua loja de fotos tem um espaço especifico para produtos de decoração ou foto presentes ou ainda um quiosque para auto atendimento, mostre ao publico suas instalações e desperte o desejo das pessoas visitarem sua loja.

E se você como fotografo tem um escritório todo preparado para surpreender o casal de noivos enquanto apresenta o quão especial será a cerimonia deles retratada por você mostre isso e deixe os clientes loucos por seus serviços.

Clientes satisfeitos fazem a divulgação por você.

Mostre suas ótimas avaliações e permita que seus fãs contem histórias para o mundo. Quando você faz um bom serviço e permite que seus clientes avaliem e comentem você só tem a ganhar porque as avaliações e comentários ajudam nossos clientes a entender melhor o seu negócio e a ficarem tranquilos em fazer negócios com sua empresa.

comentarios

Gerencie suas informações

Além das informações que você disponibiliza para os consumidores pesquisarem, você terá acesso a um painel administrativo onde poderá editar suas informações e ter acesso a uma série de relatórios e estatísticas de como seu negócio de fotografia esta se desenvolvendo.

Veja se suas informações estão corretas – Com o Google Meu Negócio você edita seus dados comerciais a qualquer momento. Eles são atualizados automaticamente na Pesquisa do Google e no Google Maps, tudo em um único painel.

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Conecte-se com seus clientes

Mantenha-se atualizado sobre os comentários – Seja o primeiro a saber quando as pessoas falam sobre seu negócio, responda a elas como proprietário da empresa e acompanhe as avaliações ao longo do tempo.

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Aproveite a oportunidade para dar e receber feedback criando uma identidade online para o seu negócio fotográfico.

Veja o que está funcionando.

Saiba mais sobre seus clientes e como eles interagem com seu negócio. Como as pessoas encontraram você? De onde elas vêm? Com o Google Meu Negócio, as respostas estão todas lá para você analisar e procurar formas de conseguir mais publico.

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Cliques e chamadas

Veja o número de cliques no número de telefone do seu negócio, de solicitações de rotas de direção e de visitas ao website que você recebe.

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Rotas

Veja quantas pessoas estão clicando para solicitar informações de rota para seu negócio.

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Atualize suas informações em movimento.

Poste fotos para mostrar o que está acontecendo agora. Responda a comentários imediatamente. Atualize o horário de funcionamento quando você fica aberto até tarde. Com o app do Google Meu Negócio, você pode fazer tudo isso no telefone ou tablet.

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E eu preciso de alguém para me ajudar com a configuração do Google Meu Negócio?

Se você já tem uma agencia que cuida do seu marketing pode pedir pra eles configurarem pra você.

Mas eu diria que se você tem um conhecimento de informatica então pode com certeza seguir os passo a passo que o Google dá e colocar tudo pra funcionar de forma bem simples.

Para acessar e iniciar a utilização do serviço você precisa apenas ter uma conta Google e acessar  https://www.google.com.br/business/

E instalando o app do Google Meu Negócio que esta disponível no seu Smartphone tanto para iOS quanto para Android, você nem precisará de um computador para fazer as interações com o serviço.

Lembrando ainda que o serviço é gratuito e que você só tem a ganhar com ele.

Então não perca tempo e faça a diferença para o seu negócio.

Abraços e ótimos negócios!

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